• hodlthebook

Chainlink: o que é?

Atualizado: 6 de Out de 2020

Chainlink é o oráculo com maior sucesso dentro do ecossistema das criptomoedas. Quais são as suas características e porque é tão especial?



A Chainlink (LINK) é um dos projetos mais promissores para os próximos anos. Foi fundada por Sergey Nazarov e é um projeto que pretende criar uma ponte de informação entre o mundo exterior e a tecnologia. A LINK é um token descentralizado dentro da rede do Ethereum (ETH) e um sistema que promove a ligação entre sistemas externos e a blockchain. A blockchain e os smart contrats são revolucionários. Este é um ponto assente. Mas só se tornam altamente disruptivos quando conseguem aceder à informação do mundo exterior, onde reside imensa informação acerca de produtos e estilos de vida. A LINK pretende ser a ponte entre estas duas realidades. No universo tecnológico, um sistema gerenciador de bancos de dados é essencial e a LINK pretende verificar a veracidade da informação exterior à blockchain e submetê-la posteriormente para a criação de um smart contract. Informaticamente falando, acaba por se assemelhar a um oráculo, agregando diversos tipos de informação para depois a distribuir e anexar a tipos de contratos inteligentes pré-definidos. #chainlink

A genialidade desta ideia vem resolver um problema bastante real e limitador à evolução tecnológica e é por esse motivo que a LINK tem sido altamente apreciada. Independentemente da blockchain onde se pretende criar um smart contract, existe sempre a necessidade de haver um sistema que consiga transcrever a informação externa para dentro da si e a LINK poderá ser essa solução. É uma plataforma que visa preencher a lacuna entre a blockchain e o mundo exterior, tornando-se num oráculo. Os oráculos fornecem dados externos, como a temperatura, humidade, ruído, preços, entre muitos outros dados, executando contratos inteligentes mediante o cumprimento de condições predefinidas.


Os participantes da rede Chainlink (LINK) são incentivados, através de recompensas, a fornecer contratos inteligentes com acesso a informação do mundo exterior e a dados externos. Deste modo, qualquer programador da rede LINK será recompensado com tokens que poderá trocar por quaisquer outros ou por stable coins, assemelhando-se a um pagamento com dinheiro governamental. Tecnicamente, a rede da LINK cria vários tipos de contratos para aceder a qualquer tipo de pedido de informação, no sentido de garantir o melhor resultado: contrato de reputação, contrato de correspondência de pedidos e contrato de agregação. Empresas gigantes como a Google já estão a prever esta necessidade e já fecharam uma parceria. Acredito que seja apenas o início para o projeto desta natureza, uma vez que qualquer projeto que pretenda reunir informação do mundo real e introduzi-lo numa tecnologia blockchain, não só terá aceitação, como será altamente procurado por grandes empresas e corporações.


"A Chainlink pretende verificar a veracidade da informação exterior à blockchain e submetê-la posteriormente para a criação de um smart contract. Informaticamente falando, acaba por se assemelhar a um oráculo (...)"

Como investimento, considero que a LINK está numa posição bastante favorável e será uma referência nos próximos bull markets. O investimento institucional será bastante elevado e as possibilidades de sucesso são absolutamente inacreditáveis, uma vez que isto significaria um grande passo para a massificação das criptomoedas. Neste caso em específico, falamos de um token que pode vir a ser crucial do ponto de vista tecnológico. Obviamente que já existem concorrentes à altura e que podem vir a tornar-se bons adversários no que respeita a oráculos, com Band Protocol (BAND), DOS Network (DOS) ou DIA (DIA). No entanto, a Chainlink (LINK) apresenta uma capitalização de mercado claramente superior e foi pioneira neste processo.

Apesar de ter atingido o seu preço máximo em 2020, chegando aproximadamente aos $20 USD, não significa que não tenha margem de crescimento no futuro. Ainda vai sofrer várias correções de preço e existirão bons momentos de entrada nesta criptomoeda. A capitalização é elevada e já se encontra acima dos milhões de dólares norte-americanos, mas tem imenso potencial de valorização a longo prazo, devido ao seu valor acrescentado. Tem criado inúmeras parceiras com outros projectos de criptomoedas e empresas de outros sectores. #marketcap


Chainlink apresenta algumas características importantes:


  • Sigla: LINK;

  • Emissão de moeda: 1 000 000 000 LINK;

  • Algoritmo de consenso: Proof-of-Stake;

  • Taxonomia: Oráculo;

  • All Time High (ATH): $19,85 USD (16/08/2020);

  • Website: chain.link.

Para concluir, resta dizer que a Chainlink (LINK) foi pioneira na indústria no que respeita a oráculos descentralizados. A informação do mundo exterior aliada integrada em blockchains descentralizadas é crucial e o papel da LINK neste processo começa a ser cada vez mais determinante, garantindo veracidade e segurança, conseguindo simultaneamente eliminar qualquer tipo de manipulação de dados. Como será o futuro? Entusiasmante! Será que a Chainlink vai ultrapassar o seu ATH no pico do próximo bull market? Veremos! Encontramo-nos no próximo post!

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo